19 de fevereiro de 2012

Antônio Torres encantando o sertão


Encantamento. Este é o sentimento que ganhou pouso em todos aqueles que ouviram e/ou trocaram algumas palavras com o escritor Antonio Torres  no dia 8/2/2012 no auditório da UNEB, Campus VI na cidade de Caetité-BA.
Antônio Torres mais uma vez saiu de “sua” terra, o Rio de Janeiro percorrendo o caminho de volta para a Bahia, não mais para o Junco – atual Sátiro Dias e sua cidade natal –  mas para outros recantos do sertão: Caetité, mais conhecida como a “princesinha do sertão”.
O intuito da noite foi a aula inaugural do curso de pós-graduação daquele campus. O que tivemos ali foi além de uma palestra com pressupostos teóricos,  foi uma conversa gostosa, cheia de causos, poesia, um punhado de saberes de um velho sertanejo, e um pouco da sua experiência enquanto leitor. Ali despojou-se da capa de escritor e  como todo sertanejo buscou na memória suas vivências – literárias e pessoais – e passou adiante. Pena ter sido a noite tão curta. Ficaríamos ali longo tempo ouvindo aquele sertanejo.
 Apesar de seu livro mais conhecido abordar uma temática regionalista, ele escreve sobre o campo e a cidade com a mesma desenvoltura e brilhantismo, tanto que ganhou pelo conjunto da obra o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. Creiam-me amigos, vale a pena ler e conhecer o trabalho deste adorável escritor.
Para esse encontro levei na bagagem de ida um exemplar de Essa Terra, seu romance mais conhecido e com maior número de traduções  para se assinado. Na bagagem de volta além de Menino, eu conto (presentinho do amigo Clédson)e Pelo fundo da agulha, todos assinados, trouxe um imenso carinho e admiração por aquele simpático e alegre “escrevedor” das coisas da gente.
Segue abaixo algumas fotos do Evento:







Consta na biblioteca autoral de Antônio Torres:

Um cão uivando para a lua - 1972
Os homens dos pés redondos - 1973
Essa terra - 1976
Carta ao bispo - 1979
Adeus, velho - 1981
Balada da infância perdida - 1986
Um táxi para Viena d’Áustria - 1991
O centro das nossas desatenções - 1996
O cachorro e o lobo - 1997
O circo no Brasil - 1998
Meninos, eu conto - 1999
Meu querido canibal ¾ 2000
Essa Terra (edição comemorativa de 25 anos) - 2001

O Nobre Sequestrador -  2003
Pelo Fundo da Agulha - 2006
Minu, o gato azul - 2007 (história para crianças)
Sobre pessoas - 2007 (crônicas, perfis e memórias)



Para saber mais sobre o autor: http://www.antoniotorres.com.br/vida&obra.htm

Nenhum comentário: